A Saga Rock In Rio

Depois de dez anos, o maior festival musical do mundo volta para sua terra.

Sei que lá no início do blog, disse que este espaço virtual não serviria para relatos de cunho pessoal, porém como já dizia aquela velha conhecida frase: “Para toda regra há uma excessão.”, tive de abrir uma para a realização deste post, pois a causa é justa e ira provocar bastante furor e comoção hoje e nos próximos dias: ROCK IN RIO 4.

Para início de conversa, vamos voltar no tempo, mais precisamente 10 anos atrás, naquele final de janeiro de 2001, onde estava se encerrando a terceira edição do festival em solo brasileiro, na cidade maravilhosa, com pontos altos, como o mega show do Iron Maiden (que culminou num dvd), os memoráveis shows do R.E.M, Red Hot Chili Peppers, o retorno do furacão Guns N´Roses (que não fazia um show desde 1994), Cássia Eller, Ultraje a Rigor e Ira!; porém houve também seus pontos baixos como a horrível noite pop com Sandy e Júnior, o desatroso “show” de Britney Spears e o tratamento hostilizado que o cantor Carlinhos Brown recebeu no terceiro dia de festival, numa chuva de garrafas.

Passados os erros e acertos, ficou a esperança de se cumprir a promessa da realização do Rock In Rio  de dois em dois anos no Brasil. eis que chega 2003 e… nada! Em 2004 é feito o anúncio de que irá rolar uma nova edição em: Lisboa!!!!!!!!!!! A justificativa de Medina, era de que o festival já tinha virado uma marca consolidada e que iria se internacionalizar, e por lá se realizou mais 3 vezes: 2006, 2008 e 2010. E em 2008 o festival desembarcou em Madri para conquistar de vez o gosto e a preferência do público europeu.

Mapa da nova cidade do rock, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Quando tudo parecia perdido para  os fãs tupiniquins do rock n´roll e as esperanças de uma nova edição por aqui estavam indo para o espaço, eis que surge a grande notícia, numa coletiva de imprensa, Roberto Medina (idealizador do Rock In Rio) anuncia o retorno do maior festival de música do mundo para sua terra mãe, para felicidade da nação! E na internet começou a euforia e a pipocar nomes como: Paul McCartney, Ac/Dc, U2, Iron Maiden, Megadeth, Radiohead Aerosmith, Bon Jovi,etc.

A grande atração do dia do metal: Metallica!

A única certeza que se tinha até aquele final de outubro do ano passado, e que ocorreria a venda antecipada de um lote de 100.000 ingressos, batizado de Rock In Card, que a pessoa ao comprá-lo teria direito a escolher qualquer dia do festival para ir e ter seu acesso garantido no mesmo. E para impulsionar as vendas no dia 9 de novembro é anunciada a primeira banda do Rock In Rio 4: METALLICA! Nem preciso dizer que a emoção que senti era como se fosse um gol do Brasil em final de Copa do Mundo! Ainda de quebra foram anunciadas as atrações do palco Sunset (onde irá rolar as grandes parcerias musicais): Sepultura e Angra. No dia seguinte é anunciada mais uma mega atração Red Hot Chili Peppers!
Como minhas condi$$ões não permitiram de me dar ao luxo de ir conferir os dois grande nomes sagrados do rock, tive de escolher: Ou iria dia 24 de setembro conferir o Red Hot ou dia 25 ver o Metallica, como minha paixão pela segunda opção é gigante e é um grande sonho de consumo vê-los ao vivo, não deu outra: Metallica na cabeça!
19 de novembro de 2010, à meia noite começa  a venda do Rock In Rio Card, e tirando dinheiro de onde não tinha, armo todo um esquema para a compra do ingresso e  faço um plantão na net que vai até às 3 da madrugada! E nada de ingresso… Tentei novamente das 13 às 17:30 da tarde e nada de novo! Quando ia perdendo minhas esperanças, eis que com a ajuda de meu grande amigo Flavin, recebo uma mensagem  às 18:40 dele dizendo que já tinha comprado o meu ingresso! Mesmo com o sorriso estampado no rosto, fiquei um pouco indignado com a taxa de (in)conveniência que tive de pagar, pois sinceramente ficar estressado na frente de um computador, com um site lento, e conseguir um ingresso só depois de quase 17 horas, como pegar uma mega fila para comprar o mesmo da na mesma; mas este é um fato que colocado ao lado do de poder ver a maior banda de heavy metal de todos os tempos na sua frente, é apenas um mero detalhe.

Liderado pelo lendário Lemmy Kilmister, o Motörhead é garantia de mais um mega show no dia 25, na foto a atual formação da banda: Phil Campbell guitarra, Lemmy Kilmister baixo e vocal e Mikkey Dee bateria.

Com ingresso garantido, agora era esperar as demais atrações que acompanhariam o Metallica no dia 25; em dezembro é anunciada mais três atrações: A clássica e monstro sagrado do metal, liderado pelo lendário Lemmy Kilmister, o Motörhead, que já é garantia de um showzaço, para alegria dos fãs do new metal (leia-se bandas que estouraram nos anos 2000) é anunciado o Slipknot e por fim a horrível e nada haver Coheed and Cambria.

Faltando uma banda para fechar o line up do dia do metal, começam as orações e torcidas de nós humildes headbangers para que fosse anunciado um Iron Maiden, Ac/Dc, Megadeth, esta última com rumores altíssimos já que era dada como certa sua vinda ao Brasil. E para decepção dos fãs é anunciada tempos depois a ridícula, horrorosa e chorosa banda paulista Glória.

E por falar em decepções e atrações ridículas esta quarta edição brasileira foi recordista: Claudia Leite, Rihanna, Katy perry, Shakira, Ivete Sangalo, NX Zero, Ke$ha, Maroon 5 e derivados. Mas não podemos esquecer também dos acertos: Coldplay, Skank, Titãs, Paralamas Do Sucesso, Lenny Kravitz, System Of  a Down, Guns N´ Roses, Stevie Wonder e Elton John.

Com  o grande dia 25 e os showzaços do Motörhead e Metallica batendo na porta, só resta esperar  para saber se as expectativas serão superadas, se o Metallica será a grande sensação do Rock In Rio 4, portanto para sabermos estas e outras respostas, histórias, fatos e curiosidades, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s