Momentos De Tensão

Filme de Danny Boyle retrata o acidente sofrido por Aron Ralston em 2003.

Fim de semana, um passeio no cânion Bluejohn em Utah, uma bela paisagem, um encontro casual com duas garotas, com direito a saltos numa bela mina escondida e o convite para uma festa que elas estão organizando, enredo para um final de semana perfeito não? Não foi para Aron Ralston, que viveu momentos dramáticos, muito bem retratados no filme 127 Horas.

A história é verídica, baseada no livro Between a Rock and a Hard Place, que conta a história de Aron, um jovem apaixonado por esportes radicais, que num vacilo despenca numa fenda e fica preso por uma rocha durantes dias. Começa então os momentos de agonia, já que não há comida, a água é escassa e não há possibilidades de comunicação para que o resgate seja chamado.

O diretor Danny Boyle (ganhador do Oscar de 2009 com Quem Quer Ser Um Milionário?) traz uma interessante e dinâmica abordagem do acidente de Ralston, mostrando como pequenos detalhes devem ser valorizados, numa sociedade cada vez mais inimiga do relógio, como não esquecer um canivete suíço, retornar as ligações da mãe, ir ao casamento da irmã e não esquecer um isotônico no carro, este último aliás é retratado numa sequência genial em recortes de comerciais de refrigerantes que mostram a sede sendo saciada.

Outra sacada genial de Boyle é o formato como o personagem registra e documenta seus momentos de agonia e solidão na fenda, com uma câmera na qual ele faz uma espécie de monologo com o espectador, misturado a momentos de delírios, que é uma velha marca registrada do diretor, que faz com que o filme não caia num clima de monotonia total.

James Franco têm uma atuação perfeita, o que fez dele um dos grandes trunfos do filme, a forma como ele se entrega ao personagem é impressionante, tanto que lhe rendeu uma justa indicação ao Oscar desse ano como melhor ator, coroando assim  esse como até o momento, O ANO de sua carreira, visto que ele comandou ao lado de Ane Hathaway a cerimônia da maior premiação do cinema na qual obteve sua indicação e é protagonista do badalado Planeta Dos Macacos- A Origem.

Quem já leu o livro ou sabe da história de Aron Ralston sabe o final, mas se você ainda não conhece e está afim de curtir e ver o filme, fique longe do trailer e de comentários e resenhas que povoam a internet que estão recheadas de spoilers.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Danny Boyle

Elenco: James Franco, Lizzy Caplan, Kate Mara, Amber Tamblyn, Kate Burton, Darin Southam.

Produção: Danny Boyle, Christian Colson, John Smithson

Roteiro: Danny Boyle, Simon Beaufoy

Fotografia: Enrique Chediak, Anthony Dod Mantle

Trilha Sonora: A.R. Rahman

Duração: 100 min.

Ano: 2010

País: EUA/ Reino Unido

Gênero: Drama

Cor: Colorido

Distribuidora: Fox Film

Estúdio: Cloud Eight Films / Darlow Smithson Productions / Pathé

Classificação: 16 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s