
Filme escrito e dirigido por Marc Lawrence é um prato cheio para os amantes da música pop dos anos 80 e comédia romântica.
Um fator que foi primordial e decisivo para mim conferir a comédia romântica Letra e Música, foi quando meu amigo e sócio de blog Jay Jay, disse que o filme conseguia ser romântico sem forçar a barra, característica típica dos gênero, e amante como sou da música dos anos 80, iria pirar com as referências da mesma presentes no longa.
A trama mostra a vida do esquecido astro pop dos anos 80 Alex Fletcher (Hugh Grant), que viveu seus dias de glória no Grupo PoP! e agora vive de shows em exposições agropecuárias, bailes de turmas do ensino médio formadas na década do auge de seu grupo e parque de diversões. Porém sua vida está prestes a dar uma nova guinada, quando seu fiel empresário conta a Fletcher que a musa teen, Cora (Haley Bennett), figura que representa uma crítica bem feita às Britney´s, Beyonce´s e Lady Gaga´s da vida, declarou na Rolling Stone que é fã do PoP! e que gostaria de conhece-lo.
Ao encontrar-se com a cantora o cantor tem uma proposta, compor o novo single da “diva” pop, porém Alex vai esbarrar no seu principal obstáculo, ele sabe compor porém não sabe escrever uma letra de música. E ai que entra em cena Sophie Fischer (Drew Barrymore), uma jovem que ele conhece ao acaso, quando ela vai regar as plantas de seu apartamento e que genuinamente mostra seu talento como letrista.
A química entre Grant e Barrymore é uma das melhores já vistas em comédias românticas, e conquista o espectador do filme e faz com que este torça pelos dois para fazerem a música e que ela seja um sucesso. No quesito trilha sonora, é um show a parte, recheada de músicas anos 80 causa ótimas memórias e sensações aos que viveram a década e quem cresceu no início dos anos 90; o roteiro é muito bem feito e construído,com piadas ótimas, a caracterização dos personagens é ótima; e por fim o videoclipe de abertura do hit do grupo Pop! Pop Goes My Heart, fidedigno dos anos 80, bem a la Duran Duran, é um verdadeiro gol de placa, que já faz o filme ganhar pontos com quem o vê.
E sim o feito que Jay Jay me disse e que citei no início, realmente acontece, pois Letra e Música hora nenhuma força a barra e com suas sutilezas, sua trilha sonora, e com a evolução da trama vai nos conquistando, o que fez deste um dos melhores filmes do gênero.
Seja para amantes da música pop dos anos 80, para quem está namorando ou para quem não está, amantes do cinema e que curte ver um filme família, de leve, despretensioso, porém com qualidade, Letra e Música é uma deliciosa e irresistível opção.
FICHA TÉCNICA
Diretor: Marc Lawrence
Elenco: Drew Barrymore, Hugh Grant, Brad Garrett, Billy Griffith, Adam Grupper, Ellen Harvey, Kristen Johnston, Jeremy Karson, Spenser Leigh, Matthew Morrison, Scott Porter, Campbell Scott, Daniel Stewart Sherman, Brooke Tansley.
Produção: Marc Lawrence
Roteiro: Marc Lawrence
Fotografia: Xavier Pérez Grobet
Trilha Sonora: Adam Schlesinger
Duração: 103 min.
Ano: 2007
País: EUA
Gênero: Comédia Romântica
Cor: Colorido
Estúdio: Castle Rock Entertainment / Flower Films
Eu iria fazer esse post, mas td bem já q vc fez. rsrsrs
Ótimo post por sinal. Esse filme se tornou um dos meus favoritos também, por mencionar algo que gosto muito que é os anos 80 e por não ser uma comedia romântica clichê como tem muitas por ai.
A construção do romance dos personagens foi bem feita também. Não foi algo jogado, ela foi sendo construída durante o filme.
Eu já tinha assistido a esse filme até a cumbuca aparecer com ele novamente pra o JJúnior e eu assistirmos.
Ele pode soar bem clichê, mas como vocês já disseram aí em cima, não tem “forçação” de barra…os personagens conseguem criar uma sintonia e se complementarem de uma maneira muito natural, resultando em uma química muito bacana.
O lado musical é uma questão a parte, consegue traduzir muito bem o que foram os anos 80 e o estilo Pop da coisa.