Um homem isolado numa ilha remota, a milhas, milhas e milhas de qualquer lugar, completamente desacreditado da vida, não vê outra alternativa para o seu destino: suicidar-se!
Mas, eis que na hora de seu autoenforcamento, do nada surge um corpo na praia, e uma espécie de “chama da esperança” se apossa do triste homem, que vê naquele corpo uma nova perspectiva de vida! Só que o problema é que seu novo amigo está morto… Até que uma forte crise de peidos mostra que aquele ser ainda pode viver.
A sinopse um tanto quanto nonsense de Um Cadáver Para Sobreviver (Swis Army Man, EUA, 2016), dirigido pela dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert, poderia resultar numa verdadeira hecatombe cinematográfica; porém, foi justamente dessa bizarrice que veio uma das mais gratas surpresas da sétima arte em anos.
Produzido de maneira independente, com um orçamento de US$ 3 milhões, o longa encontra seu pilar de sustentação na sua excelente e afiada dupla de protagonistas: Paul Dano (no papel do desiludido Hank) e Daniel Radcliffe (no cadáver).
Não fosse essa tabelinha de craques, tudo poderia estar arruinado, já que o roteiro apresenta uma verdadeira montanha-russa de sensações e reflexões.
O cardápio de assuntos e referências (essa última de fazer o Capitão América ter orgasmos múltiplos) vai de masturbação, como abordar a musa inspiradora no ônibus, descobrir os pequenos prazeres da vida, a homenagens à Jurrasic Park, E.T, Soldado Universal, Superman e até mesmo a banda sueca de country/dance Rednex!
Sua ótima edição faz com que perguntas venham frequentemente à mente: Isso tudo será um sonho? Alucinação? Mas com o trunfo de não deixar tudo muito enfadonho.
Mesmo errando um pouco no final, ao apontar caminhos como uma possível crítica a mídia sensacionalista, desilusão amorosa, o estranhamento causado por comportamentos bizarros, e a repetição de uma cena já usada na abertura, Um Cadáver Para Sobreviver é a prova viva de que ainda há espaço para quem quer um cinema completamente fora da curva, impactante, moderno, divertido, e principalmente, de muita qualidade em meio a um período de entressafra de grandes lançamentos.
Ficha Técnica
Direção: Daniel Kwan e Daniel Scheinert
Ano: 2016
Duração: 97 minutos
Classificação: 14 Anos
Gênero: Aventura, Comédia, Drama
Roteiro: Daniel Kwan, Daniel Scheinert
Produtores: Amanda Marshall, Eyal Rimmon, Jim Kaufman, Lawrence Inglee
Miranda Bailey, Todd King
Elenco: Daniel Radcliffe, Paul Dano, Aaron Marshall, Antonia Ribero, Mary Elizabeth Winstead, Richard Gross, Timothy Eulich