Quem dera se todos os blockbusters fossem iguais a Kingsman

Kingsman_poster

Se você é daqueles (as) que não vê um filme por seu apelo comercial, e só aprecia os que são de “arte pela arte”, sinto lhe informar que está perdendo a grande chance de conferir uma das maiores gratas surpresas dos últimos anos, e o primeiro grande pipocão de 2015: Kingsman- Serviço Secreto (EUA, Reino Unido, 2015).

Com uma história bem desenvolvida e recheada de personagens carismáticos, Kingsman retrata uma elegante e clássica agência de espionagem britânica, que após perder um de seus mais nobres membros, precisa encontrar um novo agente para uma investigação urgente.

Nesse cenário se encontra Harry “Galahad” Hart (Colin Firth), agente experiente que recruta Eggsy (Taron Egerton), jovem problemático e filho de um ex-agente, que concorre com outros aspirantes a uma vaga na agência por meio de um treinamento letal.

Enquanto isso, o gênio e excêntrico multi bilionário da internet Valentine (Samuel L. Jackson) arquiteta um ambicioso esquema para “curar o mundo” de seu maior mal: a humanidade!

Porrada na Casa do Senhor.

Porrada na Casa do Senhor.

Adaptado da HQ de Mark Millar e Dave Gibbons, Matthew Vaughn (Kick Ass, X-Men Primeira Classe) mais uma vez consegue levar de forma brilhante uma obra do escritor escocês para as telonas. Seu amor ao cinema e a cultura pop dão as pitadas necessárias para um grande registro: cenas de ação de tirar o fôlego, piadas afiadas, referências aos filmes clássicos do 007, uma trilha capaz de provocar orgasmos aos fãs de clássicos dos anos 80 (a abertura com Money For Nothing, do Dire Straits já é um bom aperitivo), a brava resistência de não forçar um romance teen, e algumas críticas sociais e reflexivas bem embutidas no roteiro.

Mas é no elenco que Kingsman encontra toda a canalização de sua força; Colin Firth é de longe a mais grata surpresa, já que consegue desconstruir sua imagem pré-concebida de um ator que só faz dramas e comédias românticas, e junte a ele um Samuel L. Jackson mais divertido do que nunca, o sempre incrível Michael Caine, e Mark Strong como um coadjuvante de luxo como Merlin.

O elenco juvenil surpreende com ótimas atuações, com Taron Egesrton demonstrado saber fazer um agente teen, mas com muito estilo e inteligência, a novata Sophie Cookson como Roxy juntamente com Sofia Boutella, marcante como a mortal vilã Gazelle, mostram que um “Girl Power” de verdade não precisa ser feito de clichês de patricinhas acéfalas e “pseudo-rebelde”.

No fim das contas, Kingsman consegue unir todos os elementos que um blockbuster precisa ter juntamente com a inteligência de um digno 007, que se eu fosse você, não perderia de jeito nenhum a oportunidade de ver no cinema!

PS: Até no merchan, o filme conseguiu fazer um dos melhores e mais legais da história do cinema.

Ficha Técnica

Direção: Matthew Vaughn

Roteiro: Jane Goldman, Matthew Vaughn

Elenco: Cali, Colin Firth, Corey Johnson, Daniel Westwood, Edward Holcroft, Erica Emm, Geoff Bell, Hanna Alström, Jack Davenport, Jaymes Butler, Jorge Leon Martinez, Lee Nicholas Harris, Lily Travers, Mark Hamill, Mark Strong, Matt Hookings, Michael Caine, Morgan Watkins, Neve Gachev, Paulina Boneva, Richard Brake, Samantha Womack, Samuel L. Jackson, Sofia Boutella, Sophie Cookson, Taron Egerton, Theo Barklem-Biggs, Tobi Bakare, Tom Prior, Velibor Topic, Yolandi Franken

Produção: Adam Bohling, David Reid, Matthew Vaughn

Fotografia: George Richmond

Montador: Conrad Buff IV, Eddie Hamilton, Jon Harris (II)

Trilha Sonora: Henry Jackman, Matthew Margeson

Duração: 128 min.

Ano: 2015

País: Estados Unidos / Reino Unido

Cor: Colorido

Classificação: 16 anos

Informação complementar: Baseado na HQ de Mark Millar e Dave Gibbons

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s