Choque

Hermes e Renato

Era chocante para aquele menino de 12 anos, naquela já distante madrugada de fim de agosto de 2002, ver na TV dois sujeitos trajados de cafetões mexicanos saídos de um filme pornô dos anos 70, tendo uma discussão num muquifo de quinta e um deles mandar um bom e sonoro: “Vai tomar no C#@%*!”

Foi essa a primeira imagem que tive do, segundo as palavras do meu primo Gabriel que me apresentou aquela cena, programa que os caras falavam palavrão: Hermes e Renato. Só fui ter contato novamente com todo aquele esculacho três anos depois, quando a MTV chegaria em definitivo na minha casa.

Com um humor riducalamente trash e inteligente, o programa foi um grande marco não só da emissora musical, mas também do humor brasileiro, ao ridicularizar a imagem de figurões da cultura pop e a deles mesmos.

Pitadas de chanchada, filmes de ação e terror anos 80/90, crítica aos programas mundo cão e vale tudo pela audiência, sátira de hábitos dos jovens, e muita cena e diálogos non sense davam a tônica do programa.

Tudo isso me fisgou por anos, mesmo ficando muito puto (eu admito) em algumas situações, para acompanhar a saga cômica da trupe de Petrópolis-RJ, que tinha uma criatividade e habilidade ímpar de sempre surpreender a cada episódio.

Se engana quem pensa que foi só na TV que o Hermes e Renato fizeram história, os clássicos do cinema B que ganharam redublagens hilárias em Tela Class, as megas novelas campeãs de audiência “O Proxeneta” e “Sinhá Boça” e a maior banda de heavy metal da galáxia: Massacration, estão até hoje sendo perpetuados nos YouTube da vida.

Fausto Fanti

O mesmo choque que tive há doze anos trás voltou, mas desta vez infelizmente não por um motivo engraçado, mas sim muito triste e sem graça: ao fim da noite de ontem (30/7), o integrante Fausto Fanti, o Renato, foi encontrado morto em seu apartamento com um cinto amarrado no pescoço.

Assim como milhares de fãs Brasil a fora, estou até agora muito chateado e com aquela amarga sensação da perda de uma figura tão bacana que nos deixa. Mas o talento de Fausto era tão grande, que seu enorme leque de personagens clássicos não nos deixa entrar em um clima de total melancolia.

É justamente esse talento que gostaria deixar registrado nesse post em homenagem a Fanti, e por isso deixo aqui com um top Five dos grandes momentos do humorista no programa que me marcaram, e creio que o de muitos dos fãs também.

5- Karateca paranaense

O domínio pleno das artes marciais e a marretada em cima de sua esposa grávida de sete meses já valem o play!

4- O filho do capeta

E não é que o filho do capiroto obedece ao Padre Quemedo!

3- Bandido da Luz Vermelha

Tão emocionante quanto o tetra de 94, o milésimo gol do Pelé, foi o arquivo confidencial do criminoso mais famoso do Brasil.

2- Brasil Mulambo

“Você gosta mais de estudar ou de batata?” “Eu gosto mais de estuda… e gosto mais de batata” “ E peixe bola gato? “Peixe bola gato não, vai se fu*%$, vai toma no c#$@!” A incrível saga de Charlinho, o menino que só queria estudar.

1-Padre Gato

O maior fenômeno pop das batinas encerra com chave de ouro esse post!

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s