Para ver no cinema

O-Grande-Herói

Sempre que converso com um cinéfilo, uma das coisas que mais acho bacana é quando ele conta o relato de ter visto um filme clássico ou peculiar no cinema, e suas respectivas reações e lembranças do fato.

E ao ler as críticas e a sinopse de O Grande Herói, tive o pressentimento de que este seria um que entraria fácil na ala dos “para ver no cinema”, e de contar com orgulho que viu nas telonas.

Na mosca! O trabalho do diretor Peter Berg não decepciona, e é de uma extrema qualidade que surpreende positivamente por trazer uma filmagem muito bem feita e que dá um novo olhar sobre a “Guerra ao Terror”.

Logo no início Berg acerta ao nos apresentar os Navy SEAls,  através de imagens de arquivos, e o seu rigoroso treinamento, onde em alguns momentos faz o do Bope parecer brincadeira de criança.

Passada a introdução, somos apresentados ao quarteto Dietz (Emile Hirsch), Mickey (Taylor Kitsch), Marcus (Mark Wahlberg) e Axe (Ben Foster), soldados incumbidos de eliminar um líder do Talibã.

Um erro na rota, falhas de comunicação com a base e o inesperado encontro com moradores locais começam a dar maus indícios, que se agravam quando são acuados por um numeroso grupo de terroristas.

Momentos de tensão em meio ao fogo cruzado.

Momentos de tensão em meio ao fogo cruzado.

Depois de um momento de discussão sobre o que fazer com os seus inusitados reféns, que na minha humilde opinião é o único ponto falho do filme justamente por não ter a veia dramática certa para criar um clima, o filme decola e transborda adrenalina.

E o espectador se sente ali no meio daquele fogo cruzado frenético graças à edição ágil, a fotografia precisa, que em momentos pontuais nos presenteia com belas imagens, e aos efeitos e maquiagens bem trabalhados que dão mais realismo às sequências de ação.

Mas é no elenco e no som que estão as preciosidades: ter a disposição um casting que tem ainda como coadjuvante Eric Bana, é para poucos! Sobre a edição de som e mixagem, palmas e mais palmas para o responsável, que fez cenas que poderiam passar em branco tornarem-se verdadeiras obras de arte, como no momento entre a cruz e a espada de Axe.

Alguns críticos pegaram bastante no pé, alegando que O Grande Herói não passa de um filme de ação com qualidade para servir de propaganda para o modo heroico e patriota americano de ser.

Numa boa, se tem uma coisa que ele passa é uma visão menos semideuses dos ianques e mais humanizada dos conflitos ocorridos no Afeganistão, onde uma união muito inusitada serve e é de uma lição única!

Sem sombra de dúvidas, este é até o presente momento o melhor registro cinematográfico deste capítulo recente de nossa história, e aproveite enquanto é tempo para vê-lo nas telonas.

FICHA TÉCNICA 

Gênero: Drama

Direção: Peter Berg

Roteiro: Peter Berg

Elenco: Alexander Ludwig, Ali Suliman, Anthony McKenzie, Ben Foster, Brian Call, Dan Bilzerian, Daniel Arroyo, David Shepard, Emile Hirsch, Eric Bana, Eric Steinig, Gregory Rockwood, Ishmael Antonio, Jason Riggins, Jerry Ferrara, Johnny Bautista, Josh Berry, Justin Tade, Mark Wahlberg, Matthew Page, Nicholas Patel, Patrick Griffin, Rich Ting, Rick Vargas, Rohan Chand, Ryan Kay, Sammy Sheik, Samuel Cloud, Scott Elrod, Sterling Jones, Taylor Kitsch, Yousuf Azami, Zarin Rahimi

Produção: Akiva Goldsman, Norton Herrick, Randall Emmett, Sarah Aubrey, Stephen Levinson

Fotografia: Tobias A. Schliessler

Montador: Colby Parker Jr.

Trilha Sonora: Explosions in the Sky, Steve Jablonsky

Duração: 121 min.

Ano: 2013

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Paris Filmes

Estúdio: Emmett/Furla Films / Envision Entertainment Corporation / Film 44

Classificação: 16 anos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s