Vivendo o sonho novamente

Documentário dirigido por  Davis Guggenheim, mostra o processo de gravação de Achtung Baby.

Documentário dirigido por
Davis Guggenheim, mostra o processo de gravação de Achtung Baby.

“Temos planos novos para o U2. Não é nada de mais, mas a gente vai dar um tempo, para poder sonhar com tudo isso de novo.” Bono Vox, 1989. O final da década de 80 não terminou da maneira como deveria para o grupo irlandês; após o lançamento do documentário, e disco, Rattle and Hum em 88, que registrou a bem sucedida turnê norte-americana de The Joshua Tree e as excelentes parcerias com B.B King e Bob Dylan, a crítica não foi nada generosa e desceu a lenha, dizendo que aquilo era uma atitude megalomaníaca de um grande grupo de rock que estava perdido devido ao grande sucesso conquistado.

Aquilo afetou profundamente o grupo, que precisou repensar sobre seu rumo e sua música; decididos a dar uma nova guinada em sua carreira, a conselho do renomado produtor Brian Eno, foram para a recém unificada Berlim gravar aquele que seria o marco do grupo e um dos maiores da história do rock: Achtung Baby!

Para comemorar o aniversário de 20 anos do clássico, foi realizado em conjunto com o diretor Davis Guggenheim (A Todo Volume) o documentário From The Sky Down, que relata o processo de gravação do disco, o momento de tensão e crise criativa do U2, o nascimento das canções e a importância que o mesmo teve para eles.

U2 durante as gravações de Achtung Baby no Hansa Studios em Berlim.

U2 durante as gravações de Achtung Baby no Hansa Studios em Berlim.

Com carta branca para realizar o projeto a sua maneira, Davis conseguiu compilar momentos únicos e mágicos do acervo da banda, com cenas inéditas das gravações, do documentário Rattle and Hum e dos primórdios do grupo.

Uma grande sacada foi a de levar Bono, The Edge, Adam e Larry para o estúdio, para reviver e relembrar a atmosfera que envolveu a concepção de Achtung Baby, o que gerou ótimas entrevistas intercaladas com belas imagens ilustrativas e o grupo tocando as canções.

Mesmo com todo o trabalho de pesquisa, o documentário pecou em deixar de se aprofundar minuciosamente na gravação das faixas, clipes e no vasto material de arquivo dos bastidores, o que deixou alguns pontos da história vagos. Outro ponto negativo foi o tempo demasiadamente longo em ficar introduzindo a história do U2, quase 40 minutos de filme, para depois falar do álbum propriamente dito; além da desnecessária comparação da longevidade do quarteto de Dublin com os rompimentos de grandes nomes do rock.

Apesar destes percalços, From The Sky Down não deixa de ser um ótimo registro e presente para os fãs da banda e de uma das maiores obras musicais de todos os tempos.

Ficha Técnica

Diretor: Davis Guggenheim

Produção: Ted Skillman, Belisa Balaban, Davis Guggenheim e Brian Celler

Elenco: Bono Vox, The Edge, Adam Clayton, Larry Mullen Jr, Brian Eno, Daniel Lanois, Paul McGuiness, Flood

Gênero: Documentário

Trilha: U2, com música adicional de Michael Brook

Cor: P & B e Colorido

Duração: 90 min.

Ano: 2011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s