E quem é que nunca teve dúvidas ou inseguranças na hora de tomar uma das decisões mais importante de sua vida, não é mesmo? Escolher qual carreira seguir é uma das maiores dificuldades dos jovens: alguns optam pelo que gostam de fazer, outros pelo que traz maior retorno financeiro, há ainda os que são influenciados pelos seus pais e familiares.
Na edição 55 de Turma da Mônica Jovem, Meu futuro, a turminha é questionada a respeito de suas escolhas para o futuro profissional. Durante uma das aulas na escola, o professor Licurco – que não é louco – pede a seus alunos que escrevam uma redação que aborde a profissão que cada um pretende exercer ao terminar os estudos.
Há quem já tenha tudo definido e planejado, como Marina, que quer ser desenhista, Magali, que quer fazer faculdade de Nutrição, Cascão, que quer ser atleta…porém, diferente de todos, Mônica nunca parou pra pensar no assunto e não faz a menor ideia de qual é a profissão que deseja ter.
Ao chegar em casa ela decide fazer algumas pesquisas e é aí que encontra um simulador onde pode fazer análises das profissões que mais combinam com seu perfil. Em uma realidade virtual ela experimenta algumas opções como aeromoça, veterinária, designer de interiores…mas, para sua frustração, acaba não tendo sucesso em nenhuma, seja por não ter a calma necessária para lidar com determinados tipos de pessoas, por ter que ficar muito tempo longe das pessoas que gosta, por não saber ser subordinada ou como ser empreendedora.
Por fim, após já ter “tentado de tudo”, Mônica percebe que a resposta que tanto procura pode estar nos detalhes do seu dia-a-dia, nas atitudes que tem ou no que ela faz para ajudar seus amigos.
.
.
Na próxima edição, Sem Medo, Marina tem que lidar com seus medos ao achar um cachorro abandoando e resolver cuidar dele.