Curti

Filme de David Fincher conta a história da criação de um dos maiores fenômenos da internet.

Filme de David Fincher conta a história da criação de um dos maiores fenômenos da internet.

Uma rede social teria história interessante o suficiente para gerar um filme de duas horas? E, ainda por cima, ter a direção de nada mais nada menos do que David Fincher!? As credenciais para A Rede Social não eram lá das mais animadoras e otimistas e soava como uma espécie de publicidade para um dos maiores fenômenos do século XXI.

Porém, esse panorama foi mudando de figura quando o filme foi ganhando inúmeras indicações para o Globo de Ouro, sendo ganhador de 4 prêmios, e o Oscar, ganhando 3 estatuetas, além de inúmeras críticas positivas e uma boa repercussão de público.

A história de como Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) criou o Facebook, começa no outono de 2003, quando o jovem gênio em programação de computadores está em um diálogo fulminante, e sem tempo de respirar, com sua namorada Érica, que cansada do relacionamento sufocante, dá um fora em Zuckerberg.

Indignado com o fora, ao chegar no prédio de sua república em Harvard, decide afogar suas mágoas amorosas no blog Livejournal; o que no início era um momento de desabafo, vai além das lamentações, quando junto do amigo Eduardo Saverin (Andrew Garfield) cria o Facemash, que compara e classifica as colegas mais gatas do campus.

"Seja bem vindo ao Facebook."

“Seja bem vindo ao Facebook.”

A brincadeira gera um verdadeiro pandemônio: em quatro horas o site recebe mais de 22 mil visualizações e faz com que toda a rede de Harvard entre em colapso. O fato chama a atenção dos populares gêmeos remadores Cameron Winklevoss e Tyler Winklevoss (Armie Hammer) que pretendem junto a Mark, criar uma rede social exclusiva para a universidade que conecte os estudantes. Daí para a criação do Facebook como conhecemos hoje, é um pulo.

O que era pra ser mais um filme cheio de conversas enfadonhas passa de longe disso aqui, graças à direção ágil de Fincher, que amarra muito bem a história com idas e vindas, onde o presente e o passado se casam perfeitamente sem criar confusão, e sem fazer publicidade gratuita para o site, com o grande feito de não endeusar ninguém, tudo isso embalado por uma trilha sensacional e envolvente do líder do Nine Inch Nails Trent Reznor; as atuações dos atores também estão afiadíssimas, com um excelente Jesse Eisenberg no papel do protagonista, Andrew Garfield representa muito bem o brasileiro e co-fundador do Facebook e Justin Timberlake mais do que convence no papel do fundador do Napster Sean Parker.

Também contribui, e muito, para A Rede Social ter virado o sucesso que foi o roteiro bem adaptado por Aaron Sorkin, do livro “Bilionários Por Acaso”, de Ben Mezrich, com falas impactantes como: “Um milhão de dólares não é legal. Sabe o que é legal? Um bilhão de dólares. E calar a boca de todo mundo” e “Você não pega mulheres por ser um nerd e sim por ser um babaca.”

Ao fim, a sensação que fica é a de como uma rede social que mudou nosso jeito de se relacionar e viver na era de interatividade, imediatismo, de downloads e estilo de vida 2.0, não foi capaz de solucionar a vida social e amorosa de seu criador, de como o enredo condiz com nossa realidade, além do slogan que se torna auto afirmativo: “Você não consegue 500 milhões de amigos, sem fazer alguns inimigos.”

Diretor: David Fincher

Elenco: Jesse Eisenberg, Rooney Mara, Bryan Barter, Dustin Fitzsimons, Joseph Mazzello, Patrick Mapel, Andrew Garfield, Toby Meuli, Alecia Svensen, Jami Owen, James Dastoli, Robert Dastoli, Scotty Crowe, Jayk Gallagher, Marcella Lentz-Pope, Trevor Wright, Barry Livingston, Marybeth Massett, Randy Evans, Denise Grayson, John Getz, Rashida Jones, Carrie Armstrong, Henry Roosevelt, Armie Hammer, Josh Pence, Max Minghella, David Selby, Pamela Roylance, Brian Palermo, Brett Leigh, Chris Gouchoe, Nicholas Tubbs, Kevin Chui, Richard Ferris, Burke Walton, Anh Tuan Nguyen, Dane Nightingale, Stephen Fuller, John He, Nick Smoke, Cali Fredrichs, Shelby Young, Steve Sires, Brenda Song, Malese Jow, Victor Z. Isaac, Abhi Sinha, Mark Saul, Cedric Sanders, Justin Timberlake, Dakota Johnson, Nancy Linari, Douglas Urbanski, Inger Tudor, Aaron Sorkin, Mariah Bonner, Kyle Fain, Christopher Khai, Emma Fitzpatrick, Jeffrey Thomas Border, Courtney Arndt, Felisha Terrell, Zoe De Toledo, Simon Barr, Alex Leigh, Phil Turnham, Richie Steele, Chris Friend, Tom Harvey, Alex Olijnyk, Ray Poulter, Bob Hewitt, Dave Lambourn, James Padmore, Sebastian Kouba, Charles Herbert, Robin Dowell, Nathan Hillyer, James Shanklin, Alex Reznik, John Hayden, Oliver Muirhead, Shane Adler, Amy Ferguson, Monique Edwards, Cayman Grant, Wallace Langham, Scott Lawrence, Peter Holden, Darin Cooper, Jared Hillman, Caitlin Gerard, Lacey Beeman, Cherilyn Wilson, Caleb Landry Jones, Franco Vega, Andrew Thacher

Produção: Dana Brunetti, Ceán Chaffin, Michael De Luca, Scott Rudin

Roteiro: Aaron Sorkin

Fotografia: Jeff Cronenweth

Trilha Sonora: Trent Reznor, Atticus Ross

Duração: 117 min.

Ano: 2010

País: EUA

Gênero: Drama

Cor: Colorido

Distribuidora: Sony Pictures

Estúdio: Michael De Luca Productions / Scott Rudin Productions / Trigger Street Productions

Classificação: 14 anos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s