Enigma em 8mm

União entre J.J. Abrams e Steven Spielberg garantem um dos melhores filmes de aventura da história do cinema.

Invasão alienígena, férias escolares, cinco amigos, fim dos anos 70, um grande acidente e uma cidade sendo invadida pelo exército norte americano, tudo isso sob a benção do mestre Spielberg. Um grande filme dos anos 80? Não! Por incrível que pareça, estes são alguns dos ingredientes de um dos filmes mais bacanas da década: Super 8.

Nascido de uma ideia do diretor J.J. Abrams (Missão Impossível 3, Star Trek, Lost, Alias), junto com a produção do pai de ET, a trama se passa no verão de 1979, quando cinco amigos resolvem fazer um filme de zumbi com uma câmera super 8.

Para dar uma qualidade de produção ao filme, Charles (Riley Griffiths), decide filmar uma cena derradeira na estação de trem da cidade com o auxílio de seu fiel amigo Joe (Joel Courtney) e com a presença feminina de Alice (Elle Fanning), que aceita ser a mocinha da história.

Porém, o inesperado acontece: durante as filmagens um trágico acidente de trem, que transportava uma grande carga da área 51, com um carro faz com que uma criatura seja libertada, o que irá gerar caos e pânico pela cidade; e tudo isso fica registrado na câmera de 8mm.

Conflitos familiares, romance juvenil, invasão alienígena, amizade e invasão do exército são alguns dos ingredientes que fazem de Super 8 um grande filme.

A grande sacada de Abrams e Spielberg foi a de resgatar elementos de filmes clássicos de aventura como Goonies, ET, Conta Comigo, juntamente com a ficção científica de Guerra Dos Mundos e ao terror enigmático de Cloverfield, sem soar uma cópia barata e mal feita.

Com uma fotografia espetacular e uma contraluz que já virou uma marca do diretor, que dá o clima de suspense a história, é impossível não se prender a trama do primeiro ao último minuto; a trilha também é muito bem cuidada e o elenco formado por atores iniciantes ajuda para dar a inocência infanto-juvenil na trama sem ser piegas.

Mas, sem sombra de dúvidas, o que dá a obra um status de novo clássico do cinema, é a forma como a figura misteriosa do alienígena causa um grande espanto, junto a um ambiente de guerra, romance juvenil, com conflitos familiares, tudo isso bem resolvido e amarrado em uma única história e no tom certo.

Em tempos de remakes, reeboots, continuações, onde parece que o cinema não tem mais a explosão de criatividade, surpresa, inovação e magia de outrora, Super 8 vem como sinal de luz, para apontar um caminho de um futuro promissor para os cinéfilos que ainda amam com coração e alma a sétima arte.

FICHA TÉCNICA

Diretor: J. J. Abrams

Elenco: Elle Fanning, Amanda Michalka, Kyle Chandler, Ron Eldard, Noah Emmerich, Joe Courtney, Ryan Lee, Gabriel Basso, Zach Mills

Produção: J. J. Abrams, Bryan Burk, Steven Spielberg

Roteiro: J. J. Abrams

Fotografia: Larry Fong

Trilha Sonora: Michael Giacchino

Duração: 112 min.

Ano: 2011

País: EUA

Gênero: Ficção Científica

Cor: Colorido

Distribuidora: Paramount Pictures Brasil

Estúdio: Amblin Entertainment / Bad Robot / Paramount Pictures

Classificação: 12 anos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s