Na mesma sintonia

Evento realizado no último fim de semana em Uberlândia, reuniu fãs de animes, mangás, games e heavy metal.

Darth Vader, Vegeta, Biscoito do Shrek, Wildwing Flashblade, fãs de animes, mangás, games e heavy metal: todos reunidos numa pista de dança que embalada por hits como “Billie Jean”, “YMCA”, “Gangnam Style”, se divertem numa mesma sintonia; assim foi o clima do primeiro dia da 6º edição da Catsu, realizada no último sábado (15) em Uberlândia.

Inspirado em convenções que reúnem centenas de fãs de animes (desenhos animados japoneses) e tokusatsus (seriados de heróis japoneses com ênfase em efeitos especiais) que ocorrem no Brasil e no mundo, desde 2008 a Catsu vem sendo realizada em Uberlândia, sendo o maior evento do gênero da região.

Sempre fui curioso com esse universo e quando minha prima Bebel me contou as atrações que viriam na edição deste ano, não tive dúvidas, tinha de marcar minha presença para ver nada mais nada menos que o dublador Elcio Sodré e, o filho do Deus Metal, Detonator!

Chegando na Catsu.

No início da palestra de Elcio vejo uma cena incrível, que demonstrou o maior sinal de respeito e educação para com o mesmo: todos que se encontraram reunidos em frente ao palco, sentaram-se de forma organizada para ouví-lo. A palestra, na verdade, foi um divertidíssimo bate-papo conduzido por dois organizadores que iam fazendo perguntas ao dublador. Várias foram as coisas curiosas e bacanas a cerca do mundo da dublagem que Sodré falou, como bastidores, como anda o mercado ultimamente, como é feita uma dublagem, seus principais trabalhos, entre outros assuntos.

Mas três aspectos, no geral, fizeram a meu ver valer a pena estar ali: a primeira foi a mudança que tive na percepção de que a dublagem também é uma atuação, porque sim, confesso que não considerava a atividade como uma forma de atuação, mas quando Elcio disse que sua formação acadêmica era de teatro e que os estúdios têm uma certa exigência que os seus profissionais saibam atuar e a forma como deve se pegar os trejeitos do personagem para que sua dublagem seja feita, faz com que o dublador tenha de fazer uma interpretação no estúdio.

A segunda é a de que na sua profissão ele não faz vozes, e sim muda a entonação dela de acordo com o personagem; por fim, foi franco ao dizer que boa parte dos dubladores não têm um cuidado especial com a voz, sendo que muitos bebem e fumam.

Eu e o grande dublador Elcio Sodré, que cujos principais trabalhos estão: Shiryu (Cavaleiros do Zodiáco), Zé Colmeia, Pateta, T-Bag (Prision Break), Pedro, o Escamoso e Mr. Bean.

Após a palestra, um dos momentos mais aguardados chega: a vinda dele, o habitante mais ilustre Metal Land, aquele que veio salvar garotinhos juvenis do sertanojo universiotário, filho do Deus do Metal: Detonator!

Quando subiu ao palco do Acrópole, o mito disse que faria um workshop ensinando como se portar num show de heavy metal, como ser um headbanger, como fazer heavy metal, porém uma ida a “farmácia” na cidade, fez com que houvesse uma mudança de planos: ao encontrar genéricos do Massacration, decidiu então fazer um show!

O filho do Deus Metal, Detonator, dá uma verdadeira aula de como se fazer heavy metal!

Para delírio dos presentes, Detonator e seus comandados, incluindo uma versão genérica sua a la Bruce Dickinson, já mandam um petardo logo de primeira: “Metal Milkshake”! A este se seguem os hits “The Mumy” (com Detonator na bateria), “Evil Papagali”, “Metal Is The Law” (com Detonator novamente na bateria), “Let’s Ride To The Metal Land (The Passage Is R$ 1,00), “The Bull” , “Metall Massacre Attack” e o grande clássico “Metal Bucetation”.

Mesmo com um show onde todos tocaram o putero do início ao fim, uma ressalva a de ser feita: Detonator poderia ter pelo menos ficado para cantar a última música do set, antes de ir para sua entrevista na rádio! Mas mesmo assim sua perfomance foi ótima, valendo (e muito) o ingresso!

Ao fim do evento, fiquei logo com vontade de repetir a dose, e se fosse resumir em uma frase a minha experiência, seria essa: QUE VENHA LOGO A CATSU 2013!!!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s