O mundo está conectado | Touch

Já faz um bom tempo que estou querendo falar a respeito dessa série aqui no blog, mas, cadê tempo? Eis que finalmente, aproveitando o horário de almoço, consigo tirar uns minutos para escrever.

Comecei a assistir Touch ao acaso, graças a uma propaganda que me chamou bastante a atenção em um dos intervalos comerciais de Os Simpsons, na FOX: narrativa questionadora e inquietante e imagens fantásticas. Coincidências, conexões, números. Passado, presente, futuro. Números. Padrões.

Jake (David Mazouz) é um garoto de 10 anos, autista, que vive somente com o pai, Martin Bohm (Kiefer Sutherland), desde que sua mãe faleceu no atentado de 11 de Setembro. Bohm é um jornalista desempregado que sofre com incapacidade de se comunicar com o filho, que nunca falou uma palavra até então.

Jake, através da construção de padrões, tenta se comunicar com o pai.

Apesar de nunca ter falado, Jake, não é como a maioria das outras crianças de sua idade, não só pelo autismo, mas pelo fato de conseguir ver as conexões existentes entre diversos elementos ao redor do mundo. Parece complicado, não é? Mas, é simples: basta pensar que Jake consegue ver a ligação entre pessoas, ambientes e situações, como em um quebra-cabeças. E, me aproveitando da metáfora, posso dizer que ele – e em extensão seu pai – é a última peça deste jogo, necessária para que o encaixe entre todas essas peças seja perfeito.

Ao notar essas conexões, Jake as transforma em padrões numéricos, os quais seu pai passa a tentar entender para evitar o sofrimento do filho, que fica super agitado a cada vez que parece que as coisas não vão acontecer da maneira que o “universo quer”. É assim que o Sr. Bohm se mete em várias encrencas e enrascadas que colaborarão para que a assistência social o considere como inapto, física e psicologicamente, para cuidar de Jake e tome a guarda do menino.

No geral, é uma série muito bacana. Claro que com episódios um pouco menos emocionantes e movimentados que os outros, mas a considerei de um nível de qualidade muito bom! Vale a pena conferir! Até porque a Fox já confirmou uma 2ª temporada.

Pra finalizar, deixo aqui o trailer da 1ª temporada, pra vocês sentirem um pouco como são as coisas em Touch.

60 min –  Drama, Série

Roteiro: Tim Kring

Elenco: Danny Glover, David de Lautour, David Mazouz, Gugu Mbatha-Raw, Judy Echavez, Karen David, Kiefer Sutherland, Massi Furlan, May Miyata, Samantha Whittaker, Satomi Okuno, Simon Delaney, Wesam Keesh.

País de Origem: Estados Unidos da América

Estreia Mundial: 25 de Janeiro de 2012

Anúncios

2 comentários em “O mundo está conectado | Touch

  1. Entendo que a Fox esta perdendo tempo em querer Kiefer Sutherland para esta série, que pelo menos aqui no Brasil não emplacou… O excelente Kiefer Sutherland é um mega-ator, para filmes de ação como é a série “24 horas”.Por que a Fox, não investe no filme que já tem preparado e depois investe na Nona série???? Fica ai a expectativa…

    • Então, Renato, pelo que andei lendo ultimamente a Fox anda meio que “mal das pernas” com seriados: foram cancelados Alcatraz, The Finder, Breaking In, I Hate My Teenage Daughter e parece que isso impulsionou uma segunda temporada de Touch.
      Segundo a Fox, “o bom relacionamento entre o estúdio e o canal e o bom desempenho comercial do drama internacionalmente acabaram pesando na decisão.”
      Vamos ver o que nos aguarda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s