Amor Casual

Noite nova iorquina e baladas underground, dão o tom no ótimo romance do diretor Peter Sollett.

Um jovem mal consegue sair de casa após o término de seu namoro, que deixou seu coração em estilhaços, e para amenizar essa dor e manter as esperanças de uma volta, vive enviando CD´s com playlist escolhida a dedo, a qual a garota esnobe não dá à mínima. Enquanto isso, uma bela, porém nem notada, garota da escola ouve e se diverte com os CD´s do garoto, se interessando por ele e ele nem sabe.

Seria o mote perfeito para mais um daqueles romances teens água com açúcar, pelos quais somos sabatinados pelos grandes estúdios de Hollywood, todo ano. Mas há algo em Nick e Norah Uma Noite De Amor E Música, que transforma essa velha e maçante fórmula, em algo tão cativante e simpático, que te prende até o fim.

A primeira vez que vi o filme, foi em julho de 2009, numa madrugada, mas não foi da maneira correta, peguei pela metade, num desses zappings da vida, e a forma como a história era conduzida me cativou bastante, é impressionante como esses encontros ao acaso marcam a vida da gente e nos fisgam de tal maneira; decidi não vê-lo até o fim, deixando para uma outra oportunidade.

Depois de três anos, finalmente, assisti ao filme de Peter Sollett, da maneira como ele merecia: do início ao fim. E por incrível que pareça, aquela magia que havia sentido antes, não se perdeu!

Na história, baseada no livro de Rachel Cohn e David Levithan, Nick (Michael Cera) é um cara que sofre há semanas com o término de seu namoro com Tris (Alexis Dziena), mas um show surpresa de sua banda punk favorita, o Where Fufly, e um encontro com Norah (Kat Dennings), farão com que essa noite seja especial na vida de ambos.

Química perfeita entre Michael Cera e Kat Dennings, é o grande diferencial do filme.

O mais incrível é que por mais simples e água com açúcar que seja, a química entre os protagonistas é tão sincera, que você fica torcendo o filme inteiro para que eles se acertem logo e vivam um final feliz, e para fortalecer isso há os momentos engraçados, que toda comédia do gênero tem; a sempre fascinante e incrível paisagem da noite em Nova Iorque, que sempre será uma espetáculo visual e gerará um clima incrível em que a vê de longe, e fico imaginando para quem a sente ou já sentiu na pele; as referências musicais, são mais do que classe A: The Cure, Jimi Hendrix, Rolling Stones e David Bowie, mais aquele lance de dúvidas e coincidências de adolescentes, que se bem trabalhadas em um filme, não há melhor diversão que se possa ter para um filme pipoca.

Agora, há momentos em que têm alguns escorregões feios, como por exemplo, quando Nick e Norah chegam ao clímax de sua relação e eles transam de roupa?! Caroline, a famosa figura da amiga bebum que dá trabalho, seria uma personagem dispensável, já que em nada acrescenta, ao não ser por sua memorável cena do chiclete e o enigma decifrado; por fim, o tão esperado show da banda é tão, tão, tão… não sei, nem você, nem ninguém saberá como é o som, pois simplesmente, eles não tocam uma mísera nota, nem uma musiquinha! Aí a produção vacilou!

Mesmo com estes poréns, a magia e simplicidade do amor casual e rock n´r roll do casal que dá nome ao filme, valem mais que isso; portanto, pegue sua pipoca, coloque seu espírito romântico punk rock no mode on e divirta-se!

FICHA TÉCNICA

Diretor: Peter Sollett

Elenco: Michael Cera, Kat Dennings, Aaron Yoo, Rafi Gavron, Ari Graynor, Alexis Dziena, Jonathan B. Wright.

Produção: Kerry Kohansky, Andrew Miano, Chris Weitz, Paul Weitz

Roteiro: Lorene Scafaria, baseado em livro de Rachel Cohn e David Levithan

Fotografia: Tom Richmond

Trilha Sonora: Mark Mothersbaugh

Duração: 89 min.

Ano: 2008

País: EUA

Gênero: Romance

Cor: Colorido

Distribuidora: Columbia Pictures

Estúdio: Depth of Field

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s