
Fotógrafo norte-americano, Bob Gruen, através de sua grande obra acompanhou e registrou de perto a linha evolutória do rock.
Um grande fotógrafo é aquele que além de saber utilizar de maneira correta seu equipamento, está no lugar certo, na hora certa e dá o clic certeiro, em cuja fotografia ficarão registradas a essência de um lugar, pessoa, monumento e momento da história, para todo o sempre. Se há um grande artista que pode se orgulhar de reunir todas essas características essenciais para a execução de seu trabalho, este alguém é o norte-americano Bob Gruen.
Bob tem sua obra notoriamente, e justamente, reconhecida por captar momentos antológicos de artistas geniais, no exato momento em que estavam acontecendo ou estavam prestes a acontecer.
Foi assim com uma banda, cujos integrantes mesmo declaravam que mal sabiam tocar 3 acordes, faziam um barulho em New York, usavam jaquetas e jeans, uns tais de Ramones, que inventaram na década de 70, nada mais nada menos do que o punk; e do outro lado do oceano, na terra da rainha, seus colegas dos Sex Pistols e do Clash, também ganharam um registro de Gruen.
Por falar em New York, outras fotografias marcantes foram as de John Lennon, quando o lendário beatle escolheu a cidade da grande maçã, para ser sua terra. Um dos “pais’ do heavy metal e uma das maiores bandas que houve na história do universo, o Led Zeppellin, tem uma de suas fotografias mais marcantes, feita por Bob; o nascimento do glam rock, com os sempre fantásticos e reis do marketing e alto astral, Kiss, também passaram sob o olhar de suas lentes.
Além destes, o grande ícone da guitarra e do blues, Eric “The God” Clapton, a eterna musa e uma das maiores mulheres de atitude e respeito da história, Joan Jett e um dos trios mais Power de todos, o ZZ Top, e o eterno rei Elvis Presley também enriquecem a lista de trabalhos.
E quem acha que Bob Gruen, é só rock, ledo engano, pois além de registrar grandes momentos do gênero que embala e revolucionou gerações e o mundo, também consta em seus registros, grandes ícones pop como: Elton John, Blondie, David Bowie (que eu sei que é um gênio do rock, mas também, é pop, dance, e muito mais!) e aquele que viria a ser (e veio) o maior fenômeno musical da história desta galáxia: Michael Jackson!
Se você, caro leitor, mora em São Paulo ou redondezas, não deixe de conferir as fotografias deste gênio de perto na maior exposição do rock da America Latina, a Let´s Rock, que estará na capital paulista até o dia 27 de maio, e irá expor também objetos de bandas clássicas tanto a nível internacional como nacional, além de stands.
Já se você é um headbanger sem condiçõe$$$$ de ir à Disney do rock n´roll, seja bem-vindo ao clube, e confira abaixo um pouco do trabalho de um dos grandes gênios dos flashes e clics:

A clássica foto de John Lennon em New York, foi tirada em 1980 para compor o álbum Walls and Bridges.