Clic Certo Na Hora Certa

Fotógrafo norte-americano, Bob Gruen, através de sua grande obra acompanhou e registrou de perto a linha evolutória do rock.

Um grande fotógrafo é aquele que além de saber utilizar de maneira correta seu equipamento, está no lugar certo, na hora certa e dá o clic certeiro, em cuja fotografia ficarão registradas a essência de um lugar, pessoa, monumento e momento da história, para todo o sempre. Se há um grande artista que pode se orgulhar de reunir todas essas características essenciais para a execução de seu trabalho, este alguém é o norte-americano Bob Gruen.

Bob tem sua obra notoriamente, e justamente, reconhecida por captar momentos antológicos de artistas geniais, no exato momento em que estavam acontecendo ou estavam prestes a acontecer.

Foi assim com uma banda, cujos integrantes mesmo declaravam que mal sabiam tocar 3 acordes, faziam um barulho em New York, usavam jaquetas e jeans, uns tais de Ramones, que inventaram na década de 70, nada mais nada menos do que o punk; e do outro lado do oceano, na terra da rainha, seus colegas dos Sex Pistols e do Clash, também ganharam um registro de Gruen.

Por falar em New York, outras fotografias marcantes foram as de John Lennon, quando o lendário beatle escolheu a cidade da grande maçã, para ser sua terra. Um dos “pais’ do heavy metal e uma das maiores bandas que houve na história do universo, o Led Zeppellin, tem uma de suas fotografias mais marcantes, feita por Bob; o nascimento do glam rock, com os sempre fantásticos e reis do marketing e alto astral, Kiss, também passaram sob o olhar de suas lentes.

Além destes, o grande ícone da guitarra e do blues, Eric “The God” Clapton, a eterna musa e uma das maiores mulheres de atitude e respeito da história, Joan Jett e um dos trios mais Power de todos, o ZZ Top, e o eterno rei Elvis Presley também enriquecem a lista de trabalhos.

E quem acha que Bob Gruen, é só rock, ledo engano, pois além de registrar grandes momentos do gênero que embala e revolucionou gerações e o mundo, também consta em seus registros, grandes ícones pop como: Elton John, Blondie, David Bowie (que eu sei que é um gênio do rock, mas também, é pop, dance, e muito mais!) e aquele que viria a ser (e veio) o maior fenômeno musical da história desta galáxia: Michael Jackson!

Se você, caro leitor, mora em São Paulo ou redondezas, não deixe de conferir as fotografias deste gênio de perto na maior exposição do rock da America Latina, a Let´s Rock, que estará na capital paulista até o dia 27 de maio, e irá expor também objetos de bandas clássicas tanto a nível internacional como nacional, além de stands.

Já se você é um headbanger sem condiçõe$$$$ de ir à Disney do rock n´roll, seja bem-vindo ao clube, e confira abaixo um pouco do trabalho de um dos grandes gênios dos flashes e clics:

Blondie.

David Bowie.

Elvis Presley.

Eric Clapton.

Joan Jett.

A clássica foto de John Lennon em New York, foi tirada em 1980 para compor o álbum Walls and Bridges.

Fotografia agradou tanto ao Kiss que virou a capa do disco Dressed To Kill.

Led Zeppellin.

Michael Jackson performando Billie Jean durante a Victory Tour, a última feita com seus irmãos nos The Jacksons, em 1984.

Ramones.

Elton John.

Sex Pistols.

The Clash.

ZZ Top.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s