Ganhando Voz Na TV

Programa apresentado por Serginho Groisman, revolucionou o jeito de se fazer tv e a linguagem do jovem brasileiro.

Com o fim do ano se aproximando, e 2012 já batendo na porta, as previsões, planos, palpites e metas já começam a ser feitos, porém o que  gostaria de fazer nessa reta final de 2011 é o caminho oposto, gostaria de convidar você leitor do blog a uma saudosa volta ao passado, mais especificadamente aos anos 90, e relembrar uma das coisas que fizeram valer (e muito) a pena ter vivido aquela década: Programa Livre.

A história desse grande marco televisivo brasileiro teve início no ano de 1991, quando o SBT comemorava 10 anos, quando a produção da apresentadora Hebe resolveu testar o então jovem e promissor apresentador Serginho Groisman, que já vinha fazendo um interessante trabalho com o público jovem no Matéria Prima da TV Cultura, no programa e ver o que ele conseguiria fazer lá, e Serginho conseguiu uma grande interação da platéia adolescente com a apresentadora, Silvio Santos gostou do que viu, e fechou um contrato com Groisman, lhe concedendo um programa próprio.

Auditório tinha micrfone aberto para falar o que bem entedesse ao vivo.

No dia 19 de agosto, ia ao ar um dos 10 presentes dos 10 anos do SBT, o Programa Livre, que já inovava no cenário que era composto em uma forma de arena, com jovens, que poderiam fazer perguntas aos convidados do programa, expor suas opiniões sobre assuntos como aborto, AIDS, gravidez na adolescência, violência no Brasil, corrupção na política, legalização da maconha, etc. E um detalhe importante: O programa ia ao ar de segunda a sexta nos fins de tarde (por volta da 16h45min, 17 horas) e ao vivo! Ou seja, o público e os convidados poderiam falar e fazer o que bem entendessem na lata, sem nenhum tipo de censura!

Uma das grandes vozes femininas da história do rock, a cantora Alanis Morissette esteve no Programa Livre, na foto Alanis e Serginho Groisman.

Um dos grandes marcos também foram as atrações musicais que por ali passavam, o Programa Livre recebeu grandes nomes da música nacional como: RPM, Titãs, Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Skank, Engenheiros do Hawaii, Paralamas Do Sucesso, Mamonas Assassinas, Barão Vermelho, Sepultura, Rita Lee, Tim Maia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Cássia Eller,etc. Mas o grandes nomes da história da música na se restringe só as nacionais, célebres e notáveis da gringa também passaram por lá: os monstros sagrados do rock Kiss, Jon Bom Jovi, Scorpions, uma das grandes vozes femininas do rock Alanis Morissette,  uma das  grandes revelações do rock dos anos 90 o  Smashing Pumpkins e sensações pop como Shakira, Ricky Martin, Double You, Alexia e Thalía.

Além de figurões da música, o Programa Livre recebeu astros de Hollywood como: Sandra Bullock, Christopher Lambert, Chris O’Donnell, entre outros.

Com a saída de Serginho Groisman para a Globo, que se concretizou em outubro de 1999, o programa, que estava sendo apresentado à tarde, de segunda a sexta, passou a ser comando cada dia por um apresentador: Ney Gonçalves Dias, Márcia Goldschmidt, Lu Barsotti, Christina Rocha e Otávio Mesquita. Em janeiro de 2000 o programa passou a ser comandado pela apresentadora Babi Xavier e era exibido meia-noite e meia; ainda com a apresentadora Babi, o programa chegou a ser transferido para os sábados à tarde, no Sábado Bom, em setembro de 2001, onde permaneceu até dezembro do mesmo ano, quando saiu definitivamente do ar.

Para relembrar os grandes momentos, que fizeram do Programa Livre um grande marco da TV brasileira, assista abaixo o especial feito pelo SBT, na comeroção dos 30 anos da emissora, onde ele é homenageado:

 

 

Um comentário em “Ganhando Voz Na TV

  1. Ótima escolha para o post Lucão! Achei muito interessante os figurões que já partciparam do programa. Ficou só uma dúvida… O que você achou da transferência do Serginho para globo? E a questão do altas horas ser apresentado nas madrugadas de sábado? Na opinião acho que perdeu um pouco a originalidade da criativadade do Serginho, enfim! Queria saber sua opinião também. Um abraço, Feliz 2012 e parabéns novamente pelo post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s