A Necessidade De Mentir

Filme de Ricky Gervais e Matthew Robinson questiona até que ponto vale a pena ser honesto.

Imagine um mundo sem mentiras, sem corrupção, aonde as pessoas vão direto ao ponto em suas conversas, onde não existem trapaças;  parece um lugar ideal de se viver não é mesmo? Parece, mas não é, como mostra o filme O Primeiro Mentiroso.

Mark Bellison (Ricky Gervais) é um roteirista da Lecture Pictures, estúdio de filmes que contam a história da humanidade, mas não em filmes no conceito como conhecemos, ele são feitos com um narrador falando de um determinado período, e Mark só pega as partes menos interessantes dela e que não tem apelo de público e o pior: ele está prestes a ser demitido, despejado do seu apartamento e levar um fora de sua pretendente, a bela Anna McDoogles (Jeniffer Garner).

Quando Mark vai ao banco fechar sua conta, há uma falha no sistema, e ali ele vê uma oportunidade para salvar sua vida e sair da miséria que o aguarda: Mentir! E para sua surpresa ela é aceita, e ele percebe que inventou algo que não só pode mudar a sua vida, mas também o mundo!

O principal ponto forte do filme, com certeza é a história, que com seu roteiro afiado nos faz a ter a seguinte reflexão: Até que ponto a verdade é benéfica? E possível viver sem mentir? Os fins justificam os meios? Outro aspecto que é abordado e criticado é a religião, que surge em um momento de completo desespero do protagonista, e que tem suas idéias e conceitos um tanto quanto confusos e duvidosos.

Vale à pena frisar também a forma como a publicidade é abordada, no caso da clássica concorrência entre Coca-Cola X Pepsi, que rende um dos momentos mais bacanas do filme; e o “merchan” da Pizza Hutt também é feita de maneira irônica e criativa.

A obra de Gervais e Matthew Robbinson pode até não ser uma comédia que traga risadas histéricas de perder o fôlego, porém em um tempo onde se está cada vez mais difícil encontrar filmes do gênero, sem apelar para clichês baratos, esta é uma excelente pedida, para se conferir nesse fim de ano!

FICHA TÉCNICA

Diretor: Matthew Robinson e Ricky Gervais

Elenco: Ricky Gervais – Mark Bellison, Jennifer Garner – Anna McDoogles, Rob Lowe – Brad Kessler, Louis C.K. – Greg Kleinschmidt, Jonah Hill – Frank Fawcett, Christopher Guest – Nathan Goldfrappe, Tina Fey – Shelley Bailey

Produção: Dan Lin, Lynda Obst, Oly Obst

Roteiro: Matthew Robinson e Ricky Gervais

Duração: 100 min.

Ano: 2009

País: EUA

Gênero: Comédia

Cor: Colorido

Distribuidora: Universal

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s