Contra O Destino

Filme de Geoge Nolfi mostra que todo desafio é válido para conquistarmos nossos objetivos.

Recentemente fui presenteado pelo meu amigo e sócio de blog J Júnior com vários filmaços, dentre os quais um me chamou a atenção: Os Agentes Do Destino. Os fatores que me levaram a conferi-lo foram dois: O primeiro é o protagonista, o astro e sempre excelente ator Matt Damon, cuja presença em um filme eleva as chances do mesmo de ser no mínimo ótimo. O segundo foi a trama: Um candidato a senador pelo estado de Nova Iorque, encontra ao acaso a mulher da sua vida, porém ele encontra homens de terno e chapéu, que surgem do nada dizendo que ele não poderá viver esse romance e que ele está proibido de ver a mulher que acredita ser o amor de sua vida.

O início do filme começa com tudo; o congressista David Norris (Matt Damon) é um jovem e promissor candidato ao senado pelo estado de Nova Iorque, que na véspera das eleições se envolve numa briga de bar, que abala sua imagem perante a sociedade, que faz com que ele perca as eleições. Ao preparar seu discurso após sua derrota, David entra no banheiro de uma casa de banho, onde está instalado seu comitê político, onde encontra ao acaso a bela bailarina Elise (Emily Blunt) e papo vai papo vem, os dois se apaixonam. Porém Norris conhece um grupo de homens engravatados de chapéu que dizem que ele não pode se apaixonar por Elise e ele está proibido de vê-la pelo resto de sua vida. Começa então uma intensa perseguição do político contra Os Agentes Do destino.

Um dos pontos fortes da obra e foi muito determinante muito para que George Nolfi fizesse um baita filme, é o fato de ele ser uma adaptação de uma obra do autor norte-americano Philip K. Dick, que escreveu as obras (e que também ganharam suas versões cinematográficas) Minority Report-A Nova lei, O Vingador Do Futuro e o clássico Blade Runner. A história propõe um interessante debate de como certas coisas em nossa vida acontecem por “acaso” e se realmente estamos fadados a cumprir um destino, e como fugimos e encaramos os desafios que a mesma nos propõe no dia a dia, o nosso livre arbítrio. A atuação de Matt Damon dispensa comentários, está impecável como sempre, Emily Blunt manda muito bem no papel da mocinha. Os efeitos são um show a parte, a fotografia e as paisagens urbanas da cidade de Nova Iorque são um espetáculo para nossos olhos, e as cenas de ação prendem a atenção e entretêm ao mesmo tempo o espectador.

Alguns críticos não gostaram do final, pois acharam meloso demais e muito explicativo, o que tirou um pouco do brilho do filme. Discordo, pois com o encaminhamento e o desenrolar da história não há outro final que poderia ter sido melhor, e a locução em off no final o deixou mais poético e impactante, sendo assim a cereja do bolo.

O único ponto negativo foi o fato de não ter ficado muito claro do por que a água e a chuva serem os fatores que inibem os poderes dos agentes e faltou uma trilha um pouco mais impactante para acompanhar o ritmo de ação que a trama ganha após o encontro de Norris e os agentes.

No fim das contas pode se dizer que George Nolfi, fez uma excelente estreia como diretor, que já tem outro belo trabalho no curriculum (este como roteirista): O Ultimato Bourne. Se você é fã de Matt Damon e de  filmes de ação com uma grande ideia e conceito de história, Os Agentes Do Destino deve  ser assistido o mais rápido possível.

FICHA TÉCNICA

Diretor: George Nolfi

Elenco: Matt Damon, Emily Bunt, John Slattery, Daniel Dae Kim, Terence Stamp, Anthony Mackie, Shohreh Aghdashloo, Michael Kelly, David Alan Basche.

Produção: Bill Carraro, Michael Hackett, Chris Moore, George Nolfi

Roteiro: George Nolfi, baseado no curta Adjustment Team, de Philip K. Dick

Fotografia: John Toll

Trilha Sonora: James Horner

Duração: 106 min.

Ano: 2010

País: EUA

Gênero: Ficção Científica

Cor: Colorido

Distribuidora: Paramount Pictures Brasil

Estúdio: Universal Pictures / Electric Shepherd Productions / Media Rights Capital

Classificação: 12 anos

Um comentário em “Contra O Destino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s