1986: O Ano Do BRock

Produzido pelo onipresente Liminha, disco redefiniu os rumos da carreira dos Paralamas Do Sucesso e do rock nacional.

Quem é fã de rock nacional sabe que o melhor e mais produtivo período do gênero foram os anos 80, mas para ser mais preciso o ano mais importante em termos de lançamentos históricos foi sem sombra de dúvidas o de 1986. Por mais que tenhamos obras maravilhosas feitas antes até mesmo da década de 80, como o genial Raul Seixas, Secos & Molhados, Mutantes e nos anos 90 com Skank, Chico Science & Nação Zumbi, Raimundos, etc não é exagero declarar 86 como O ANO DO BRock pois basta olhar para lista de discos, que dá para se perceber que ela fala por si só e confirma a afirmação: Dois o segundo e histórico disco do Legião Urbana e já retratado aqui no blog, o eterno clássico dos Titãs Cabeça Dinossauro, o protesto de Lobão com O Rock Errou, o disco de estréia dos Engenheiros Do Hawaii Longe Demais Das Capitais, o homônimo e de estréia do Capital Inicial e o fenomenal Rádio Pirata ao vivo do RPM.

Com uma lista rica e farta como esta é difícil escolher um só para homenagear seus 25 anos, portanto para começar a celebração deste ano histórico do BRock vamos começar em grande estilo, com um disco que mudou os rumos de uma das mais importantes bandas do nosso país e também do gênero: Selvagem? dos Paralamas Do Sucesso. Produzido pelo grande produtor Liminha, responsável pelo toque de Midas em praticamente 90% dos clássicos do rock nacional, o álbum conta com grandes clássicos como Alagados, A Novidade, Melô Do Marinheiro, a faixa-título Selvagem, e trouxe a mistura musical que marcaria o DNA musical da banda, de música africana, reggae e rock.
Para mostrar melhor a importância histórica e musical desse clássico, vou ter de recorrer a um dos melhores programas já feitos pela MTV Brasil, que foi produzido justamente no pior ano de sua história: 2007. Neste ano a emissora musical fez a burrada de limar os clipes de sua programação e de dedicar sua grade de programação aos programas da MTV gringa e aos programas de comportamento, porém ao ver a burrada que fez, voltou a investir em programas musicais; e um deles foi o Discoteca MTV, uma série de documentários que retrataram os 12 álbuns mais representativos da história do rock brasileiro e que fez tanto sucesso que ganhou uma segunda temporada em 2008.
Confira abaixo o programa feito do Selvagem?, que mostra como foi criado o disco, as canções, a situação dos Paralamas na época, depoimentos da banda, do produtor Liminha, do jornalista e biógrafo da banda Jamari França e imagens de arquivo:
200
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s