Death Note

Death Note originalmente é uma série de mangá que foi adaptada para a versão anime (através da qual conheci e me encantei por essa história). Mais tarde surgiram também filmes baseados na série, que aparecerão aqui somente como forma de referência e contextualização da obra.

Acho interessante começar a falar desse anime através da explicação do que é um death note.

Então vamos lá, um death note é um caderno que fica no poder dos shinigamis.

_ Shini…o quê?

Isso, shinigami, uma figura do folclore japonês que tem o poder de escrever nomes de humanos em seus cadernos da morte, os death note, fazendo com que essas pessoas morressem. Através da morte de algum humano, o shinigami absorve o restante da expectativa de vida dessa pessoa, prolongando assim sua vida…eternamente.

A história é centrada na figura de Yagami Raito (Light Yagami), um jovem e estudioso aluno do ensino médio, que encontra por acaso um death note quando está indo embora da escola. Ao ler as instruções de uso do caderno, Raito rapidamente descobre para que ele serve, mas ainda duvida que isso seja possível.

Como utilizar o Death Note.

Com a curiosidade de saber se aquilo era mesmo real, Raito resolve fazer um teste e é aí que conhece Ryuuku, o shinigami guardião do death note que Raito encontrou. (Ryuuku achava que no mundo dos shinigamis estava tudo muito parado e resolve jogar um death note aqui na Terra, para se divertir com os humanos e suas reações). A partir daí Ryuuku passar a seguir Raito por todos os lugares e até a dar algumas orientações a ele durante sua jornada. (É importante ressaltar que somente quem encosta no Death Note pode ver os shinigamis).

Raito e o shinigami Ryuuku.

A trama se desenrola a partir do momento que Raito decide utilizar seu death note como uma ferramenta para fazer justiça com suas próprias mãos: ele determina que irá matar todos os assassinos, ladrões, políticos corruptos…qualquer pessoa que ele considere como um perigo para a sociedade. As mortes tornam-se cada vez mais frequentes e, claro, chamam a atenção da polícia japonesa, que conta com o apoio de L. considerado o maior detetive do mundo, para descobrir qual é a identidade de Kira (nome pelo qual o assassino ficou conhecido pelas autoridades e pela sociedade).

Com o decorrer dos fatos outros personagens importantes vão aparecendo, como é o caso de Misa Misa, uma modelo e atriz adolescente apaixonada por Kira que busca de toda forma se aproximar dele devido aos acontecimentos relativos às mortes e ao uso do death note. Junto a Misa Misa aparece outro outra shinigami, Remu […].

Death Note é um anime extremamente inteligente, com pitadas de suspense que nos deixam cada vez mais curiosos para saber qual será o próximo acontecimento. É acima de tudo uma releitura do famoso jogo de dualidades: o vilão X o mocinho. Porém neste caso, sem um resultado previsível: alguns torcem para que Kira seja desmascarado, enquanto para outros Kira é uma religião, com direito a adorações e a certeza de que o mundo será ‘purificado’ pelas mãos dele, o verdadeiro sinônimo da justiça das pessoas comuns.

Na imagem da esquerda: acima Remu e Ryuuku, em baixo: Misa-Misa, Raito e L. E à direita uma releitura de Death Note ao estilo de Simpsons e Futurama.

2 comentários em “Death Note

  1. Ótima história, que faz com que os desenhos sejam mais vistos com seriedade por todos. Desenhos desse nível e também como Akira e muitas hqs fazem com que filmes se tornem simples, mastigados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s