Se tem um artista do qual eu custei a gostar, esse artista é Eminem. Imagine a seguinte situação: Em 2004, Michael Jackson é processado por pedofilia (acusação da qual foi justamente inocentado) e durante o auge do circo que a mídia marrom armou o rapper norte americano lança o clipe da canção Just Lose It, onde além de “zuar” com o astro pop o desrespeita de maneira ridícula.
Depois disso minha raiva e antipatia com Eminem só foi aumentando. Porém com o tempo as coisas foram mudando de figura, após os pedidos de desculpas do cantor, que além de ser fã de MJ, chegou a declarar na época que pra ele seu ídolo era a maior lenda viva da música, questionamentos vieram a minha cabeça: “Como um rapper branco conseguiu tamanha aceitação e admiração com o público negro, que predomina no rap?!” “Por que ele virou um fenômeno e mudou os rumos do rap?”. Ao procurar as respostas, fui descobrindo um outro Eminem que não conhecia, que ia além do rapper branco que tira onda com a cara dos outros.
E o fator determinante que fez com que minha pessoa o admirasse veio com o ótimo filme 8 Mile- Rua Das Ilusões.
A história quase autobiográfica mostra o jovem Rabbit (Eminem) um jovem norte americano branco que mora num trailer com sua mãe (Kim Basinger) e sua irmã menor. Rabbit é um rapper de mão cheia, tem um talento extraordinário para compor letras, sabe improvisar muito bem e tem o rap em seu DNA musical. Porém as coisas não são nada fáceis em sua vida, em sua primeira batalha de MC´s (que abre o filme) ele literalmente trava diante de seu adversário e para piorar as coisas, quando se separa da namorada e volta para morar com sua mãe, ela esta se envolvendo com seu ex colega de sala e pra piorar mais ainda a situação ela se afunda nas bebidas e se vicia em jogos de azar.
Tudo parecia se encaminhar para uma vida frustrada e infeliz, porém com ajuda de seu amigo “Future” (Mekhi Phifer) que o encoraja a estimular seu talento e encarar uma segunda batalha de Mc´s e de uma relação de amor e ódio com Alex (Brittane Murphy, numa ótima atuação), Rabbit vê que com o rap ele pode se dar bem na vida, vencer os preconceitos dos moradores de 8 Mile (subúrbio de Detroit, cuja população é predominante negra) e se dar bem em sua carreira.
Os pontos positivos ficam por conta das ótimas improvisações de rap de Eminem, que mostra que leva jeito para ser ator, da canção Lose Yourself , que possui uma excelente letra e que rendeu o Oscar de melhor canção original ao filme e a batalha final de MC´s.
Mais do que um prato cheio aos fãs de rap e do cantor, 8 Mile- Rua Das Ilusões mostra um homem que jogou o jogo da vida, sofrendo várias derrotas e humilhações que não o abalaram, muito pelo contrário o fizeram as encarar de cabeça erguida tornando-se assim um vencedor!
FICHA TÉCNICA
Diretor: Curtis Hanson
Elenco: Eminem, Kim Basinger, Mekhi Phifer, Brittany Murphy, Eugene Byrd, Omar Benson Miller, Taryn Manning.
Produção: Brian Grazer, Curtis Hanson, Jimmy Iovine.
Roteiro: Curtis Hanson
Fotografia: Rodrigo Prieto
Trilha Sonora: Dr. Dre, Eminem, Jay Z, Kid Rock, Xzibit.
Duração: 115 min.
Ano: 2002
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Classificação: 16 anos