O Lado Obscuro da Fé

Filme de Mikael Håfström traz um suspense envolvente,com uma interessante história.

Quando fui assistir O Ritual ontem, dois fatores pesaram a favor para eu conferi-lo. O primeiro são os elementos presentes na história: Exorcismo, Fé em cheque, suspense, efeitos especiais bem feitos e o fato de ser baseado em fatos reais. O segundo é a presença do magnífico ator Anthony Hopkins, o qual sempre me lembra de meu primo-irmão Jean Jones, dizendo: “O Anthony Hopkins é um dos poucos atores que só de ver ele no elenco filme já é garantia de que ele vai ser no mínimo muito bom. Pois ele lê o roteiro do filme antes de dizer se aceita fazê-lo ou não.”

A história mostra Michael Kovak (Collin O´Donoghue) que para fugir de sua rotina monótona de ajudar seu pai em serviço funerário, planeja aplicar um pequeno e inocente golpe: matricular-se num seminário onde seus estudos serão custeados pela igreja católica. Quando fosse chegada  a hora de se tornar padre, pularia fora.

Mas antes de deixar em definitivo o seminário, ele recebe um desafio: viajar para Roma e fazer um curso de exorcismo no Vaticano, mal sabendo ele que o curso mudaria os rumos de sua vida e sua visão sobre a fé. Lá ele conhece Padre Lucas (Anthony Hopkins) que lhe mostrará métodos ortodoxos de exorcismo.

Um dos pontos negativos do filme fica por conta da trilha sonora, que é muito pouco explorada no filme e que poderia render um clima mais tenso e com isso daria mais peso ao suspense do filme. Outro é o fato de provocar no expectador a sensação de que algo extremamente assustador e horrendo está por vir e este momento não chega.

Porém há os pontos positivos, e são justamente estes que fazem valer a pena ver o filme. A atuação de Hopkins é um dos pontos altos, inclusive é ele que protagoniza uma das falas mais bacanas do filme, quando este ironiza o filme O Exorcista. Alice Braga, no papel de uma jornalista investigativa, mostra mais uma vez porque é uma atriz de carreira internacional promissora. E a direção de Håfström (mesmo diretor do filme 1408) que conduz o filme de forma eficiente e coloca um clima de suspense bem dosado (e que repito, ganharia mais peso com uma boa trilha sonora) que prende a atenção até o final.

Para aqueles que buscam um filme de terror de bom entretenimento, e especialmente para aqueles que querem fugir do Carnaval, O Ritual é um filme que merece ser conferido no cinema.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Mikael Håfström

Elenco: Alice Braga, Anthony Hopkins, Ciarán Hinds, Rutger Hauer, Chris Marquette, Toby Jones, Franco Nero, Torrey DeVitto, Colin O’Donoghue, Maria Grazia Cucinotta, Marta Gastini, Rosa Pianeta, Ben Cheetham

Produção: Beau Flynn, Tripp Vinson

Roteiro: Michael Petroni

Fotografia: Ben Davis

Duração: 114 min.

Ano: 2011

País: EUA

Gênero: Drama

Cor: Colorido

Distribuidora: Warner Bros.

Estúdio: New Line Cinema / Contrafilm / Fletcher & Company

Classificação: 14 anos

2 comentários em “O Lado Obscuro da Fé

  1. Como vc mesmo disse. Só pelo fato do ator Anthony Hopkins tá no elenco é garantia de que o filme vai ser no mínimo muito bom. Agora cá pra nós que loucura esse cartaz hein?

  2. Agora que assisti ao filme, posso fazer meu comentário. Antes de mais nada, são muitas pessoas, MESMO, que foram fugir do carnaval assistindo a esse filme, nunca tinha enfrentado uma fila tão grande…rs!
    Esse é um dos filmes mais tensos que já assisti [não sou muito adepta a filmes de terror, rs] acho que, principalmente, pelo fato de ser uma história real. É algo realmente intrigante a forma como os fatos vão mexendo com a mente de Michael. Apesar de ter ficado tensa com o filme, é uma história muito boa. Vale a pena conferir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s