Há mais coisas entre o céu e a terra do que imaginamos!?

1408 é uma adaptação de uma obra de um dos mais reconhecidos autores de contos de terror: Stephen King.

Apesar de este não ser um dos meus gêneros favoritos, acabei assistindo a este filme na companhia do JJúnior que tanto me falou sobre o mesmo.

Diferentemente daquilo que acredito fazer parte dos cenários de terror, 1408 não é um filme que possui monstros e/ou aberrações as quais mal conseguimos determinar, precisamente, o que poderiam ser. Diria que ele é um tipo de ‘terror psicológico’, se é que posso usar este termo.

Mike Enslin (John Cusack) é um escritor, não tão bem sucedido, de obras macabras e, teoricamente, assustadoras que sai pelo mundo em busca de qualquer tipo de acontecimento paranormal que possa servir como base para suas histórias. Porém, ele é daquele tipo cético, que só acredita se vir com seus próprios olhos. Enslin já havia feito os roteiros mais horripilantes oferecidos pelas agências de turismo e ainda não tinha encontrado AQUELA história de, literalmente, arrepiar os cabelos. É aí que por uma ironia do destino chega a suas mãos um cartão postal falando a respeito de um tal Hotel Dolphin, no qual por motivos maiores o gerente (Samuel L. Jackson) pede a interdição do quarto 1408.

Não se contentando com as histórias contadas pelo gerente, Mike consegue garantir sua estadia no tal quarto por uma noite. A partir daí, minuto a minuto, nosso protagonista tem sua racionalidade testada no limite máximo entre a lucidez e a loucura. Passamos a não saber mais o que é real e o que é imaginação (ou fatos paranormais) na história.

Para mim, o fato que mais ganhou pontos comigo no filme é justamente essa brincadeira de tom psicológico: o que estou vendo é real ou é só coisa da minha cabeça? Até que ponto nossa mente pode usar nossos ‘medos’ ou crenças contra nós mesmos?

Se fosse para dar uma nota, numa escala de 0-10, eu daria média 6 para este filme, justamente por esse aspecto.

FICHA TÉCNICA – 1408
EUA , 2007 – 104 min
Suspense / Terror

Direção: Mikael Håfström

Roteiro: Matt Greenberg, Scott Alexander e Larry Karaszewski (baseado em história de Stephen King)

Elenco: John Cusack, Samuel L. Jackson, Mary McCormack, Tony Shalhoub

Um comentário em “Há mais coisas entre o céu e a terra do que imaginamos!?

  1. Pingback: O Lado Obscuro da Fé | Miscelânea Cult

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s