Desde que me entendo por gente sou fã de carteirinha, daquele que na minha humilde opinião é um dos maiores atores de todos os tempos: Jim Carrey. Seu currículo de grandes filmes de comédia, e que entraram para a história do cinema, é bem considerável: O Máscara, Debi e Lóide, Ace Ventura, Ace Ventura 2, O Mentiroso e Eu,Eu Mesmo E Irene. Com o passar dos anos o ator demonstrou ter bastante talento para estrelar filmes de drama, caso do excelente Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças, Show De Truman e Cine Majestic.
Ontem pude conferir a junção dos dois gêneros que consagraram Jim Carrey, num dos filmes mais ousados não só de sua filmografia como também da história do cinema: O Golpista Do Ano.
A história é baseada em fatos reais e retrata a vida de Steven Rusell (Jim Carrey), que é um simples policial do interior dos EUA, que vive aparentemente uma vida feliz ao lado de sua esposa e sua pequena filha. Após um grave acidente de carro, que quase tira sua vida, Steven decide assumir sua opção sexual que sempre quis: ser homossexual. A partir daí separe-se de sua esposa e vive ao lado de seu namorado Jimmy (Rodrigo Santoro, numa boa atuação) um estilo de vida despojado, sem muitas preocupações, porém cheio de golpes, que o leva à prisão.
No que parecia ser o período mais triste da história de Rusell, eis que ele conhece o amor de sua vida: Philip Morris (Ewan McGregor, numa atuação excelente!). Juntos eles protagonizam as cenas mais hilárias e dramáticas. E os golpes não param, o que gera várias idas e vindas na cadeia.
Quando chega ao final, o filme parece perder a mão… Parece mas não perde, graças à um dos golpes mais criativos da história para se fugir de uma prisão!
É uma pena que o filme enfrentou dificuldades de distribuição e aceitação de público nos EUA e também em solo tupiniquim, devido ao forte teor homossexual e as cenas de sexo, que com certeza espantou muitos puritanos do cinema e fez muitos deles chiarem quando alugaram na locadora.
Agora se você é uma pessoa de mente aberta, amante do cinema e de uma comédia de grande qualidade, este é um filme que tem de ser visto e apreciado.
FICHA TÉCNICA
Diretor: Glenn Ficarra, John Requa
Elenco: Jim Carrey, Ewan McGregor, Rodrigo Santoro, Leslie Mann, Jessica Heap, Michael Wozniak, Tony Bentley, Nicholas Alexander, Michael Beasley, Marcus Lyle Brown.
Produção: Andrew Lazar, Luc Besson
Roteiro: Glenn Ficarra, John Requa
Fotografia: Xavier Pérez Grobet
Trilha Sonora: Nick Urata
Duração: 98 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Imagem Filmes
Estúdio: Mad Chance / Europa Corp.
Classificação: 16 anos