25 Anos De Um Ícone

Mais do que o mascote da Nintendo, Mario Bros marcou os anos 80 e 90

Se você viveu nos anos 80 ou 90 (principalmente esta última década) certamente passou várias tardes jogando com amigos e familiares, Mari Bros no Super Nintendo ou Nes.

Hoje,dia 13 de Setembro, este grande ícone, e não é exagero dizer que é o maior, fenômeno da história do videogame, completa 25 anos.Mas o início deste grande sucesso começou na verdade em 1980.

Tudo teve início no game Donkey Kong, onde o personagem que na época se chamava Jumpman tinha de resgatar a princesa do gorila.Devido ao grande sucesso, no ano de 1985, Jumpman ganhou um game próprio criado por Shigeru Miyamoto, mas agora com seu novo nome que iria fazer história : Mário Bros.O game impresionava por sua longa duração,complexidade e por trazer gráficos mais avançados que os fliperamas da época.

Capa do primeiro jogo de Mario Bros lançado em 1985

Em 88, a Nintendo passou a cuidar melhor de Mario, quando lançou “Super Mario 3”, que é considerado por muitos fãs um dos melhores títulos da franquia.Pela primeira vez era possível usar novas habilidades como voar e nadar.Além disso, o game trouxe um mapa que permitiu aos jogadores explorarem melhor o mundo do jogo.

Já na década de 90, logo no início em 1990, Mario Bros já era muito mais do que o mascote da Nintendo, segundo uma pesquisa feita por uma empresa norte-americana de marketing com estudantes, o personagem era mais conhecido do que Mickey Mouse!No mesmo ano é lançado Super Mario World, título que mais vendeu da série e considerados por muitos o melhor de todos,devido aos gráficos melhores e por possuir mais fases e incluir mais personagens (que também viraram ícones) como Yoshi e Luigi.

Lançado em 1990 foi um mega sucesso de vendas e é considerado pelos fãs o melhor título da série.

O sucesso de Mario Bros no início da década de 90 tinha tomado proporções tão grandes, que em 1993 foi lançado o filme Super Mario Bros protagonizado por Bob Hoskins no papel do personagem principal ,John Leguizano como Luigi e Dennis Hopper interpretou o vilão Rei Koopa.Por ter fugido demais das características do jogo,o filme não teve a bilheteria esperada.

Por ser muito diferente do game, filme não fez sucesso nas telonas

No console Nintendo 64, a fabricante conseguiu transportar Mario de um ambiente 2D para um 3D com o jogo “Super Mario 64”. “’Mario 64’ soube explorar bem o 3D, o poligonal e ter sacadas interessantes”, afirma Kao “Cyber” Tokio,professor de design de games . “Mesmo com outros jogos levando a tendência do 3D para a indústria de games, Mario leva a fama porque ele é o campeão. O mesmo ambiente que o público já conhecia como os Goombas, itens, foram mantidos, sabendo atualizar o norte da franquia”.

Com o advento do Nintendo Wii na metadade dos anos 00, com seus jogos modernos  fazendo muito sucesso, “New super Mario bros. Wii” vendendo mais de 1,4 milhões de cópias e seu título mais recente, “Super Mario galaxy 2”, com 1,2 milhões, o jogo ganhou um novo fôlego.

Passado 25 anos e mais de 184 milhões de cópias vendidas (somando todos os títulos) , Mario Bros, hoje é muito mais do que um game saudosista, mascote e rosto da Nintendo; ele tornou-se um ícone e fenômeno não só do videogame, mas também da cultura pop e de nossa história!

Confira abaixo um vídeo em homenagem ao jogo:

2 comentários em “25 Anos De Um Ícone

  1. Mário foi pra mim um ídolo na minha infância. Lembro-me de ter passado noites e noites acordadas jogando e me divertindo pacas. A infância de hj em dia infelizment não sabe o q é isso, mas é uma pena. Fui, sou e serei sempre VICIADA em MÁRIO BROS e meu filho de apenas 4 anos tbm adora…

    • Haha, que bacana Denise, ter passado o legado do Mário para seu filho. Esse é um jogo clássico para a nossa geração! E pra ser sincera, prefiro os do Super Nintendo aos atuais, rs! Viva o Mário! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s