Uma preciosidade musical esquecida

Capa do primeiro cd do Little Quail

Banda brasiliense fazia canções com humor inteligente

Julho de 2009,férias!Poderia ser só mais uma,mas pra mim não era,alias definitivamente aquela seria(e até um certo ponto foi) a minha pior férias,o motivo? Um cara que é fã de carteirinha de Michael Jackson(desde os 3 anos de idade),lamentando a perda recente de seu ídolo!

Mas num mero acaso, num programa exibido na MTV, e graças à um cd emprestado por meu primo,minhas férias foram salvas!Quem conseguiu essa proeza? LITTLE QUAIL!!!!!!

Tudo começou em uma madrugada quando estava assistindo uma maratona do programa de entrevistas,do programa Infortúnio com a Fúnerea,exibido na MTV.No programa que assisti após a entrevista com Roger do Ultraje a Rigor,foi exibida a de Gabriel Thomaz,vocalista do Autoramas(banda que pra mim é uma baita revelação da década de 00)onde ele falava do início de sua carreira musical no Little Quail,depois é exibido um bom trecho do clipe de 1,2,3,4.

Achei bacana o som,tinha uma característica que gosto muito,a de aliar rock e humor com bastante criatividade e simplicidade!Meu primo e guru musical,Jean Jones,disse que possuía o primeiro cd da banda que tinha a música do clipe e que se quisse-se ele emprestado poderia pegar ele.Mal sabia ele que com esse gesto,minhas férias frustradas estavam sendo salva e meu currículo musical seria enriquecido graças ao som da banda.

Uma da primeiras coisas que me chamou a atenção ao ler o encarte foi o selo que eles pertenciam, no caso o Banguela Records,que era um selo musical dos Titãs que possuía artistas revelação do rock da época(início dos anos 90, e que revelou ao Brasil os Raimundos) e o produtor do disco, no caso, Carlos Eduardo Miranda,o Miranda,atual jurado musical do SBT e que teve papel importante na história do rock nacional!

O cd lançado em 1994, tem como mérito possuir uma boa quantidade de canções, que tem um humor inteligente e simples ao mesmo tempo.Os arranjos,letras,produção e a pegada do disco,fazem com que ele entre fácil numa lista dos melhores do rock brasileiro!

As músicas que me chamaram mais atenção foram: Stock Car(música que faz referência à um famoso jogo de fliperama do início dos anos 90), 1,2,3,4 ,Samba do Arnesto, Berma Is A Monster,Silli Billy, O Sol Eu Não Sei,Sex Song(uma das canções mais engraçadas que já ouvi na vida!) Essa Menina(outro sucesso da banda,que teve clipe veiculado na MTV), Baby Now e Família Que Briga Unida Permanece Unida.

Depois de ouvir o disco e as músicas repetidas vezes,me perguntava: ” Por que o Little Quail,não alcançou um grande sucesso assim como os Raimundos e os Mamonas Assasinas?” Os primeiros culpados nesse caso são a grande mídia, que não deram muita bola e principalmente o povão que preferia escutar uma lambada,ir nos bailões sertanejos e jogou literalmente pra escanteio a banda. A segunda causa está nas letras da banda,pois como possui um humor muito cabeça e apenas uma música mais pop no primeiro disco (Essa Menina) acabou restringindo seu tipo de público,ficou uma coisa mais seleta.

Mas quis o destino que fosse assim, dos 3 integrantes da banda 2 tiveram e tem até hoje uma carreira musical bacana, Bacalhau é atualmente baterista de uma das 5 melhores bandas do rock nacional: Ultraje a Rigor!Gabriel Thomaz é vocalista da banda Autoramas,já Zé Ovo(baixista) foi o único que não deu procedimento a sua carreira musical.

A sorte que temos hoje é de termos acesso à suas músicas,cd´s e videos no youtube, para curtir e apreciar as músicas dessa banda de rock brasiliense fodástica!

Se você ainda não ouviu,não perca tempo e corra atrás do som do Little Quail,escute seu primeiro disco( Little Quail and the mad birds) e deixe sua vida e seu gosto musical mais alto astral!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s